Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Opinião sobre a educação

Aproveito o presente espaço para expor parte de minha opinião:
Educação virou demagogia e infelizmente professor é a mercadoria mais barata que existe no mercado, e fonte de discursos de pseudo - políticos que somente na hora da eleição lembram das escolas e das “crianças”. Parabéns professora Amanda Gurgel que teve coragem de falar o que muitos gostariam, mas acabam reprimidos e ameaçados.
No Brasil todo a situação dos professores não é nada diferente da sua.
Depois a TV apresenta em jornaizinhos antes da novela, programas banais, reportagens sobre educação no Brasil; pois bem, os responsáveis pela produção colocam um “especialista” em educação que aparentemente nunca enfrentou uma sala de aula de periferia cheia de problemas e dificuldades, nas quais os alunos não podem comprar um tênis e improvisam sandálias; esse “profissional” de boca aberta vem dizer que os professores não sabem dar aula e motivar os alunos. Bem senhores especialistas e produtores da série de reportagens, por que não aceitam um desafio que venho lhes propor: um salário de R$ 780,00, um contrato temporário de seis meses sem direitos trabalhistas e o senhor especialista não vêm para a sala de aula dar uma aula de verdade conforme a concepção dele em vez de apenas falar? Venha encarar uma sala de aula com 46 alunos falando ao mesmo tempo, brigando ao mesmo tempo, rindo ao mesmo tempo, mascando chicletes ao mesmo tempo... salas caindo aos pedaços, sem multimidia, sem computador, sem quadro adequado, sem giz, sem material, sem copiadora/impressora, com carteiras/cadeiras quebradas e pichadas pelos próprios alunos, sem luxos aos quais o especialista está acostumado... e isso em um espaço improvisado qualquer. Quero ver se todo seu conhecimento dará conta. Esse é o desafio que eu lanço, disponibilizo minhas turmas para o senhor especialista, assuma quando quiser e mostre que realmente é profissional. Se não responder ao desafio, melhor jogar seu diploma no lixo e ficar em silêncio, porque profissional de verdade é aquele que mostra o que é capaz de fazer, não ir publicamente colocar os seus achismos.
Parabéns sim ao SBT e ao Roberto Cabrini com sua equipe do Conexão Repórter que foi a escolas de verdade mostrar no programa de 18/05/2011, violência, drogas, dificuldades e o que os professores sofrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário