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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Educação III



Finalmente saiu o edital para o concurso de professores do Paraná. A quem interessar basta acessar http://concursos.pucpr.br/edital_seap_017-2013.pdf e ler o edital.
Há pessoas que não tem a paciência de ler todos os itens, apenas conferem o básico. Porém, tenho a curiosidade e a minúcia de ler e analisar os itens; e nessa minuciosa curiosidade acabei cheia de dúvidas em um edital que pode ser em vários trechos dubiamente interpretáveis.
A primeira dúvida que surge: quanto à inscrição e ao pagamento da respectiva taxa. No edital está claro:
“5.1 A inscrição poderá ser efetuada a partir das 10h do dia 25 de fevereiro de 2013 até às 12h do dia 09 de abril de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico www.pucpr.br/concursos link Concurso do Estado do Paraná, menu Inscrição, onde o formulário de inscrição deverá ser devidamente preenchido e conferido pelo candidato. A impressão do boleto bancário estará disponível até 12h, do dia 09 de abril de 2013 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 09 de abril de 2013 até o final do expediente do sistema bancário.
5.2 O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais) por inscrição, cujo pagamento deverá ser efetuado até o dia 09 de abril de 2013, em qualquer agência bancária ou rede credenciada, até o final expediente do sistema bancário, mediante a apresentação do boleto.”
Nem tão claro: a inscrição é até 09/04/2013 e o pagamento da inscrição, até as 16h00min (expediente bancário) de 09/04/2013. Quem não prestar atenção nesse item e deixar para a última hora vai perder o concurso. Portanto, esse item deveria ser corrigido, o prazo final de inscrição até 08/04/2013 e o pagamento da taxa (R$60,00 por inscrição) até 09/04/2013. Assim facilitaria e evitaria problemas.
Outro item dúbio:
 “5.3 O candidato poderá optar por fazer uma ou duas inscrições nas disciplinas da matriz curricular; ou uma inscrição de pedagogo; ou uma inscrição de pedagogo e mais uma inscrição nas disciplinas da matriz curricular desde que seja no mesmo NRE. No caso de duas inscrições haverá emissão de 2 (dois) boletos no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) cada. “
Como entender: a pessoa pode se inscrever duas vezes no concurso mesmo que na mesma disciplina (duas inscrições iguais) ou pode se inscrever em duas disciplinas mas que sejam diferentes? Ou seja, o candidato pode se inscrever duas vezes em Geografia, ou só pode se inscrever se for, por exemplo, Biologia e Ciências? No edital de 2007 ficava claro quando o item na ocasião colocava que o candidato poderia optar por fazer duas inscrições desde que fossem em disciplinas diversas; dessa vez, não há esclarecimento. O fato é que somente na hora de se inscrever, o candidato percebe que não pode concorrer duas vezes para a mesma vaga.
Outro item que o edital não esclarece: e se não houver candidatos às vagas reservadas (afros e deficientes)? Os outros candidatos poderão ocupar essas vagas ou será feito algo diferenciado já que são prescritas em lei?
Especulava-se também o tempo mínimo de permanência em um núcleo e a questão de remoções e ordens de serviço. No edital apenas há a referência:
“16.2. O candidato nomeado ficará lotado no NRE de inscrição no concurso e a lotação em estabelecimento de ensino ou município se dará somente através do concurso de remoção”.
Quer dizer que assim que sair algum concurso de remoção o candidato pode se transferir para onde quiser, seja cidade ou núcleo? Não esclarece nada sobre estágio probatório, permanência mínima, em quais situações poderá ser concedida ordem de serviço e remoção.
Outra contradição: fora anunciado que a prova prática (didática) não seria mais em caráter eliminatório e no edital foi mantido o termo “Classificatório e Eliminatório”. Será que se anuncia algo, e depois se muda conforme a conveniência ou foi erro de digitação?
Ainda vale contar que diversas propostas de mudanças na minuta do edital foram sugeridas (para relembrar basta acessar http://www.appsindicato.org.br/include/paginas/noticia.aspx?id=7544) e pelo jeito passaram despercebidas.
Outra dúvida: a prova com questões de informática faz-se necessária? Será sobre Windows, Linux, algum sistema operacional especial? O que isso tem a ver com matriz curricular?
E uma pessoa da área de exatas acostumada com cálculos o que vai fazer em uma redação em padrão formal da língua portuguesa (que não é sua área específica)?
E quanto ao item que diz “não encobrir as orelhas” vale para cabelos longos? Arma de fogo, arma branca... Esse edital é mesmo direcionado para professores?
E o suprimento de professores para as áreas técnicas? E a Educação Especial que é lei? E o administrativo das escolas que está desfalcado? Não vai sair nada não? No concurso passado pelo menos mencionou-se algo sobre.
Nesse edital de concurso só faltou pedirem um atestado de vida em médico credenciado dizendo “atesto para os devidos fins que (fulano) está vivo de verdade e não é um andróide, clone ou aberração”.
Particularmente esperava algo melhor advindo de uma instituição como a que está promovendo o concurso.

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