Powered By Blogger

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Salve Jorge???



Amigos leitores, nada contra nenhuma religião ou fé, ou tentar contestar princípios, mas vamos esclarecer um erro que vem sendo vinculado por algumas páginas da internet, no Facebook e outras redes sociais, e talvez algumas pessoas desconheçam:
A Umbanda usa o termo “Salve Jorge” como saudação a uma de suas entidades; a Umbanda é uma religião afro-sincrética professada pelos escravos africanos e seus descendentes, com crenças específicas como nos orixás, pombas-giras, exus, e um Deus supremo chamado por eles de Zambi (assim como outras religiões usam outras denominações para Deus). A palavra umbanda deriva de m'banda, que significa "sacerdote" ou "curandeiro”. É uma tradição das comunidades africanas.
O Espiritismo é uma Doutrina (não é uma religião), criada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, cujo pseudônimo era Allan Kardec, em 1857. Baseia-se em princípios cristãos e na Bíblia, acredita na evolução espiritual através das reencarnações, na caridade e desapego material como fonte de salvação e nada tem de diabólico ou macabro.
Como geógrafa e professora, gosto de estudar sobre a cultura dos povos, e acho ridículo ficar discutindo religiões e fazendo comparações entre coisas diferentes sem o devido conhecimento. Religião vem de “religare”, ou seja, ligar o ser à divindade, portanto, cada um acredita no que quer e cultua o que acha mais perfeito para si. Salve o que acharem melhor; se bem que melhor ir fazer algo mais útil que perder tempo com novela da Globo, quem não quer ver a “difamação de Deus na expressão”, desliga a TV e não fica lançando corrente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário