Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Segurança???


Nesse post, quero demonstrar uma indignação com “um problema” que, creio eu, não ocorra apenas na cidade de Ponta Grossa e sim no Brasil todo: os chamados “flanelinhas” ou “guardadores de carros”.
Quero compartilhar essa situação: há alguns dias estacionei meu veículo próximo ao Cemitério Municipal, afinal ali, por enquanto, não é necessária à famigerada folhinha da administradora, antiga Zona Azul, atual Estar. Saindo do carro aparece um sujeito gritando a famosa frase “quer que olhe o carro?”. Respondi que não precisava, pois já ia embora. O cara sentou-se no meio fio do outro lado da rua e ficou ali observando. Não demorei nem cinco minutos e ao retornar o sujeito veio com a mão aberta exigindo “dois real” por ter guardado meu carro. Olhei para ele e respondi: “acho que você não entendeu, não pedi para guardar meu carro, eu disse que já voltava”. O cara veio em minha direção, entrei rápido no meu veículo, mas percebi que na mão dele havia algo como um canivete; o indivíduo parou atrás do meu carro e quando foi passar o objeto na lataria, arranquei rápido e ele se desequilibrou e caiu.
Conversando com comerciantes e pessoas do entorno, descobri que a ação desse sujeito e de outros é muito comum; os flanelinhas cobram “pedágio” e estacionamento até de quem está na Capela Mortuária velando seu ente, abordam e ameaçam qualquer um que por ali estaciona e quem não paga o valor, tem seu veículo danificado. Questionada a polícia militar, a alegação é de a guarda municipal que é a responsável pela área. Na guarda municipal, ninguém se pronuncia, apenas alegam que a policia militar é quem faz os patrulhamentos.
Não é somente no entorno do Cemitério, também o fato ocorre em outros pontos da cidade, como por exemplo na Estação Saudade, no Complexo Ambiental, na Rua Tenente Hinon Silva, na Rua Balduíno Taques, na Avenida Vicente Machado, no entorno da Catedral... às vezes aos olhos dos fiscais da Estar, os quais parecem não ver a situação.
Fica a pergunta: de quem é a responsabilidade?
Se formos levar ao pé da letra jurídica, o que o sujeito que tentou riscar meu carro faz é crime de tentativa de extorsão e de coação. Pena que nossos “representantes legais” nada fazem para puni-los.
Já não chega termos de pagar a famosa “Zona Azul” ou “Estar” ainda temos de pagar os pedágios, estacionamentos e exigências dos flanelinhas, que se multiplicam, nos ameaçam, danificam nossos veículos e nada é feito contra eles. Isso é a segurança pública que temos, que pagamos com nossos impostos e em troca nada recebemos. Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário