Finalmente saiu o edital para o concurso
de professores do Paraná. A quem interessar basta acessar http://concursos.pucpr.br/edital_seap_017-2013.pdf
e ler o edital.
Há pessoas que não tem a paciência de ler
todos os itens, apenas conferem o básico. Porém, tenho a curiosidade e a minúcia
de ler e analisar os itens; e nessa minuciosa curiosidade acabei cheia de dúvidas
em um edital que pode ser em vários trechos dubiamente interpretáveis.
A primeira dúvida que surge: quanto à
inscrição e ao pagamento da respectiva taxa. No edital está claro:
“5.1 A
inscrição poderá ser efetuada a partir das 10h do dia 25 de fevereiro de 2013
até às 12h do dia 09 de abril de 2013, somente via internet, no endereço
eletrônico www.pucpr.br/concursos link Concurso do Estado do Paraná, menu
Inscrição, onde o formulário de inscrição deverá ser devidamente preenchido e
conferido pelo candidato. A impressão do boleto bancário estará disponível até
12h, do dia 09 de abril de 2013 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 09
de abril de 2013 até o final do expediente do sistema bancário.
5.2 O
valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais) por inscrição, cujo
pagamento deverá ser efetuado até o dia 09 de abril de 2013, em qualquer
agência bancária ou rede credenciada, até o final expediente do sistema
bancário, mediante a apresentação do boleto.”
Nem tão claro: a inscrição é até
09/04/2013 e o pagamento da inscrição, até as 16h00min (expediente bancário) de
09/04/2013. Quem não prestar atenção nesse item e deixar para a última hora vai
perder o concurso. Portanto, esse item deveria ser corrigido, o prazo final de
inscrição até 08/04/2013 e o pagamento da taxa (R$60,00 por inscrição) até
09/04/2013. Assim facilitaria e evitaria problemas.
Outro item dúbio:
“5.3 O candidato
poderá optar por fazer uma ou duas inscrições nas disciplinas da matriz
curricular; ou uma inscrição de pedagogo; ou uma inscrição de pedagogo e mais
uma inscrição nas disciplinas da matriz curricular desde que seja no mesmo NRE.
No caso de duas inscrições haverá emissão de 2 (dois) boletos no valor de R$
60,00 (sessenta reais) cada. “
Como entender: a pessoa pode se inscrever
duas vezes no concurso mesmo que na mesma disciplina (duas inscrições iguais) ou
pode se inscrever em duas disciplinas mas que sejam diferentes? Ou seja, o
candidato pode se inscrever duas vezes em Geografia, ou só pode se inscrever se
for, por exemplo, Biologia e Ciências? No edital de 2007 ficava claro quando o item
na ocasião colocava que o candidato poderia optar por fazer duas inscrições
desde que fossem em disciplinas diversas; dessa vez, não há esclarecimento. O fato é que somente na hora de se inscrever, o candidato percebe que não pode concorrer duas vezes para a mesma vaga.
Outro item que o edital não esclarece: e
se não houver candidatos às vagas reservadas (afros e deficientes)? Os outros
candidatos poderão ocupar essas vagas ou será feito algo diferenciado já que são
prescritas em lei?
Especulava-se também o tempo mínimo de permanência
em um núcleo e a questão de remoções e ordens de serviço. No edital apenas há a
referência:
“16.2.
O candidato nomeado ficará lotado no NRE de inscrição no concurso e a lotação
em estabelecimento de ensino ou município se dará somente através do concurso
de remoção”.
Quer dizer que assim que sair algum
concurso de remoção o candidato pode se transferir para onde quiser, seja
cidade ou núcleo? Não esclarece nada sobre estágio probatório, permanência mínima,
em quais situações poderá ser concedida ordem de serviço e remoção.
Outra contradição: fora anunciado que a
prova prática (didática) não seria mais em caráter eliminatório e no edital foi
mantido o termo “Classificatório e Eliminatório”. Será que se anuncia algo, e
depois se muda conforme a conveniência ou foi erro de digitação?
Ainda vale contar que diversas propostas
de mudanças na minuta do edital foram sugeridas (para relembrar basta acessar http://www.appsindicato.org.br/include/paginas/noticia.aspx?id=7544)
e pelo jeito passaram despercebidas.
Outra dúvida: a prova com questões de
informática faz-se necessária? Será sobre Windows, Linux, algum sistema
operacional especial? O que isso tem a ver com matriz curricular?
E uma pessoa da área de exatas acostumada
com cálculos o que vai fazer em uma redação em padrão formal da língua
portuguesa (que não é sua área específica)?
E quanto ao item que diz “não encobrir as
orelhas” vale para cabelos longos? Arma de fogo, arma branca... Esse edital é
mesmo direcionado para professores?
E o suprimento de professores para as
áreas técnicas? E a Educação Especial que é lei? E o administrativo das escolas
que está desfalcado? Não vai sair nada não? No concurso passado pelo menos
mencionou-se algo sobre.
Nesse edital de concurso só faltou
pedirem um atestado de vida em médico credenciado dizendo “atesto para os
devidos fins que (fulano) está vivo de verdade e não é um andróide, clone ou
aberração”.
Particularmente esperava algo melhor
advindo de uma instituição como a que está promovendo o concurso.
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