Powered By Blogger

domingo, 18 de março de 2012

O adeus a Ab'Saber.


Em 16/03/2012 a Geografia (e o Brasil) perdeu um de seus maiores nomes: Aziz Nacib Ab'Sáber, pesquisador da USP e um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental.
Nascido em 24 de outubro de 1924 em São Luis do Paraitinga (São Paulo) cujo pai era um mascate libanês e a mãe brasileira, se muda para São Paulo pouco antes de ingressar na USP no curso de Geografia e História aos dezessete anos, assumindo sua primeira função pública como jardineiro da Universidade, enquanto dava continuidade à sua formação com cursos de especialização.
Trabalhou durante vários anos como professor do ensino básico. Posteriormente lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e finalmente na Universidade de São Paulo.
Publicou centenas de estudos e trabalhos científicos, não somente na área geográfica, mas também contribuições importantes para a ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia e arqueologia. Defendia um papel mais ativo dos cientistas e pesquisadores, com a ciência colocada a serviço da sociedade.
Chegou a ser consultor ambiental do PT, mas rompeu com o ideal partidário e passou a ser um dos principais críticos do governo.
 Embora já estivesse aposentado, Ab'Sáber continuava publicando livros e sendo um observador arguto das controvérsias políticas envolvendo a questão ambiental. Envolveu-se, por exemplo, com a discussão sobre a transposição do Rio São Francisco e sobre a discussão do novo Código Florestal, que pode alterar as áreas de preservação obrigatórias em propriedades particulares.
Sua presença sempre ativa, crítica e opinativa foi fundamental e ajudou a construir muitas das políticas públicas brasileiras, e seu trabalho foi extremamente importante e Ab’Saber sempre será lembrado, e com certeza, fará muita falta para o nosso país.
“Ele possuía Saber até em seu nome”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário